PATRIMONIO

IGREJA MATRIZ

No que respeita à igreja paroquial, nada se refere à data da sua fundação, a que hoje existe foi construída em 1787, para substituir a outra, era então abade João Jacome do Lago. Esta construção está recheada de acontecimentos pitorescos, como lemos nuns apontamentos de que nos dá noticia Gondim.

"O frontispício da igreja de Avintes ainda é o da primeira igreja que se fez. Esta era pequena; acabava onde hoje é o altar das Almas, e tinha o arco onde hoje é a porta travessa. Sei isto, porque as grades que estão agora à porta da sacristia, estavam por baixo da porta travessa, e quando se tiraram, viram-se ainda os alicerces do arco.

Quando fizeram esta igreja (1787), quiseram que ficasse o fron­tispício velho, e deitaram abaixo o resto da igreja, fazendo esta à feição do frontispício e portanto estreita. Foi isto a causa de ficar tolhida: ficou muito comprida, e sem largura; e ainda além disso fizeram as paredes muito grossas, para meter dentro os altares.

LER +

CAPELAS E CRUZEIROS

A maior parte das capelas que aqui referiremos pertencem às quintas.

Começamos pela capela da Nossa Senhora dos Prazeres a qual é bastante simples. O seu altar não representa um estilo definido devido à mistura de talhas que o compõem. É constituído por quatro colunas torcidas encimadas por capitéis e no centro encon­tramos um nicho emoldurado com a pintura da Virgem a fugir para o Egipto. Crê-se que esta capela já existiria no séc. XVI, por isso, poderemos talvez inclui-la no estilo maneirista da época.

Já a capela da Quinta de Fiães, comparada com esta, assume urna magnificência digna de destaque. Dedicada a Santo Inácio de Loyola possui uma fachada barroca e um altar em estilo-neoclássico com quatro colunas, duas das quais, falsas, rematadas por capitéis de influência jónica. Ao centro uma pintura a óleo representando o milagre da Virgem quando apareceu ao santo patrono, nas duas mísulas laterais temos a imagem de Santo Inácio e de S. Francisco Xavier.

LER +

OUTROS MONUMENTOS

MONUMENTO AOS BOMBEIROS - (Pereira da Silva)

 

MONUMENTO AO ATLETA - (Pereira da Silva)

 

MONUMENTO Á PADEIRA - (Henrique Moreira)

 

PONTE DE PEDRA - QUINTA DE FIÃES

LER +

Siga-nos: