ACMA - Associação Cultural e Musical de Avintes 

Urbanização dos Pinhais Bastos – Rua C
    227 837 332
FAX  227 841 763

 

 

 
  • Data da Fundação: 8 / Dezembro / 1842

  • Actividades Principais: Banda Musical – Orquestra Ligeira – Grupo de Metais – Grupo Coral – Grupos Instrumentais – Grupo de Câmara – Escola de Música e Artes – Escola de Ensino Específico Especializado (Deficientes) – Desporto.

  • Principais prémios ou títulos conquistados:

- Medalha de Mérito da Cidade de V.N. Gaia (Classe Ouro)
- Medalha de Honra da Vila de Avintes (Classe Prata)
- Membro da Federação das Colectividades do Distrito Porto
- Membro da Federação da Cultura Portuguesa
- Membro da Associação das Colectividades de V.N. Gaia

A «Banda Musical de Avintes" é urna Associação Cultural sem fins, lucrativos fundada no dia 8 Dezembro 1842. Dedica-se ao ensino e divulgação do musica e canto com cerca de 430 sócios.

É constituída por diversas "valências, nomeadamente Banda Musical, Escola de Música e Arte, Grupo Coral, Grupos Instrumentais, Orquestra Ligeira, Grupo de Metais, Grupo de Música de Câmara e Escola de Ensino Específico Especializada.

Depois de andar durante largos anos por espaços sem o mínimo de condições, construiu, finalmente, a sua própria sede, que conta com sala de direcção, auditório, secretaria, salas de aula e bar.

CRIAÇÕES MÚLTIPLAS

Em 1842, o abade da paróquia, Manuel Francisco de Andrade, resolveu formar uma "BANDA". O seu sucessor foi António Almeida e Silva que conseguiu impor um estilo muito pessoal. Seguiu-se-lhe Daniel Oliveira e Silva, sendo com ele que a Banda atingiu o seu ponto mais alto até então. Com a entrado de Manuel Sanches, a Escola de Música foi dinamizada, dela saindo um grande número de jovens músicos.

José da Silva Ferreira assumiu a direcção durante um ano, conseguindo uma melhoria substancial do qualidade. Na actualidade, o seu responsável é Lino Fernandes Pinto e, soba sua direcção, a Banda Musical atingiu o apogeu.

É composta por 52/56 elementos, grande parte dos quais alunos do próprio colectividade. O repertório é do mais variado tipo, qualidade e de elevado grau de dificuldade.

Criado em 14 Março 1996, o GRUPO CORAL fez a sua apresentação pública em 6 Dezembro desse ano. Começou por ser formado por 13/15 elementos, contando agora com 35/40 coralistas. O seu repertório é adequado para contar "à capela" ou acompanhada por um instrumental. O seu director é Rufino Moura, que tem vindo a melhorar a sua qualidade.

A ORQUESTRA LIGEIRA fez a sua apresentação pública em 5 Dezembro de 1997. Tem como objectivo divulgar a música através do seu aspecto mais aligeirado". O seu repertório musical é bastante diversificado. É constituída por 25/30 jovens músicos, oriundos da Banda Musical e da Escola de Música e Artes, orientados por Rufino Moura.

O GRUPO de METAIS foi criado em 1 Setembro 1998 e efectuou o sua apresentação pública no dia 7 Setembro do mesmo ano. É composto exclusivamente por elementos que integram os quadros do Associação, sendo constituída, normalmente, por um quinteto. O seu director e responsável pelo repertório é Manuel Costa.

O primeiro GRUPO INSTRUMENTAL foi criado em 27 Setembro 1996, fazendo a sua apresentação pública em -6 Dezembro. Surgiu fruto da necessidade de se criarem novos grupos específicos para várias tipos de participações, nomeadamente cerimónias de casamento, acompanhamento do Grupo Coral, concertos e intervenções diversas. É seu director Rufino Mouro.