UNIÃO ACADÉMICA DE AVINTES

 

 http://www.geocities.com/uaapt/index.htm

 

A «União Académico de Avintes» foi fundado, em 12 Agosto 1957, pelos estudantes locais dessa época; na verdade, mais com fins filantrópicos que desportivos. O seu grande impulsionador seria o padre Araújo e o clube iniciou a sua actividade desportiva inscrevendo-se na Associação de Voleibol da Porto, em 1958.

As primeiras competições realizaram-se em 1959, com o Torneio início da Promoção e Campeonato Regional da Promoção. E a União Académica foi vitorioso nestas provas, disputando 20 jogos e vencendo todos. Assim, sagrar-se-ia Campeã Regional da Promoção, ascendendo à 2.ª Divisão Nacional.

Um ano mais tarde, o senda de sucessos continua, com mais um título de Campeã e a subida à 1.ª Divisão Regional. Na década de sessenta, chegaria mesmo a ser finalista da Taça de Portugal. E o União Académica de Avintes fez-se sempre representar com uma equipa nos campeonatos regionais de juniores masculinos e seniores femininos.

Em 1965/66, a equipa sénior masculina conseguiria um brilhante 3.º lugar na 1.ª Divisão Regional, tendo subido ao Campeonato Nacional de Honra, onde se classificou num honroso 7.º lugar. A partir daqui, o voleibol do clube foi perdendo protagonismo, mas continuaram a ser formados atletas para o voleibol português.